sexta-feira, 10 de abril de 2015

"Por que não saio, não emigro, não desisto do Brasil", por Ethevaldo Siqueira

Ethevaldo Siqueira
Meus caros,
muitas vezes quis postar textos sobre a horrenda situação política que o Brasil tem atravessado nos últimos doze anos. Durante a campanha presidencial, no ano passado, quase criei um blog só para isso, tal era meu ímpeto de compartilhar análises, tanto minhas quanto de outras pessoas. Os textos de Ferreira Gullar sobre a eleição, por exemplo, são lapidares; merecem ser enfeixados em livro urgentemente. Eu morria de vontade de divulgar tudo isso, mas evitei porque procuro não politizar demais o blog. Hoje, porém, li um texto do jornalista Ethevaldo Siqueira que me impressionou muito pela lucidez, pela clareza e pela objetividade. Considerando os estertores do governo Dilma e as manifestações agendadas para o dia 12, pedi-lhe permissão para divulgar seu texto aqui e ele, generoso, a concedeu.

Faço minhas as palavras de Ethevaldo. Todas elas.

Leiam. Não pequemos por silenciar no momento do debate. Vamos dar nossa opinião. Enquanto podemos.

Bernardo
_______________________________________


POR QUE NÃO SAIO,
NÃO EMIGRO,
NÃO DESISTO DO BRASIL

Ethevado Siqueira

Às vezes, o desespero bate firme em minha cabeça e eu quase sucumbo à ideia de ir embora, emigrar, sair do Brasil e viver meus últimos anos num país onde não haja tanta corrupção, tanta incompetência e demagogia quanto neste lamaçal que inunda Pindorama ao longo dos últimos 12 anos e 100 dias.

Conheço 84 países, alguns bem mais do que outros. Mas o suficiente para saber que não há país perfeito. Alguns dos países que conheço são realmente admiráveis, civilizados, cultos, desenvolvidos e verdadeiramente democráticos. Neles predomina a liberdade do cidadão, a meritocracia, o respeito humano e a segurança social. Neles, a corrupção é sempre punida.

Os governos petistas que tomaram de assalto o Estado brasileiro me produzem repugnância, asco, nojo. Não preciso dizer por quê. Eles são o que de pior já dominou a política brasileira ao longo dos últimos 100 anos. Essa tragédia nacional tem levado muitos jovens e adultos a emigrarem em busca de uma nova vida e de novas oportunidades.

Eu sempre reagi a essa saída – a do Aeroporto de Guarulhos. Mesmo no tempo da ditadura militar, preferi enfrentar todos os riscos da repressão a emigrar. Hoje, embora arrasado emocionalmente, reajo e me recuso a fugir da raia. Não por medo de enfrentar desafios lá fora. Eu saberia superá-los, mesmo num ambiente estranho e numa cultura diferente da minha. Digo-lhes, sem pretensão: eu não teria medo de começar uma nova vida aos 82 anos, em alguns dos melhores países cultos que conheço.

Mas sair do Brasil me traria o maior sentimento de culpa por fugir de minha Pátria e entregá-la à sanha dessa corja de ladrões. Eu quero lutar com as minhas armas – minha voz, meus textos, minhas palestras, meus espaços nas redes sociais e na mídia – para ajudar a derrotar a mentira, a traição aos milhões que acreditaram um dia que existia um partido diferente, ético, idealista, defensor verdadeiros da população mais humilde – não para cooptá-la, nem para ganhar eternamente seus votos. Mas que vemos hoje, dolorosamente, que é o pior partido da história deste País.

Não sou movido por nenhum tipo de ódio ao PT, um partido que se prostituiu e que está caindo de podre. Ele não merece nosso ódio, mas, sim, nosso nojo e nossa repulsa contra o que ele representa de corrupção, de desonestidade política e intelectual, de traição sem limite.

Eu não saio, não emigro deste País. Se tiver mais 10 ou 15 anos de vida, serão anos de luta e pregação por um país melhor. E concito todos os que estão arrasados com o que vemos todos os dias a lutar, enfrentar a mentira e corrupção.

Não entreguem a rapadura. Batam duro, sem dó nem piedade, digam toda a verdade sobre o quadro dramático deste país, sem aumentar nem diminuir um milímetro, sem dizer nenhuma mentira ou calúnia – apenas com a dura realidade que temos de mudar.

Não desistam do Brasil.

E dia 12 de abril todos na rua, para manifestar nosso repúdio ao desgoverno Dilma.

Um comentário:

  1. No Roda Viva de ontem (3/04/2017) Ethevaldo ganhou milhares de brasileiros pela sua genialidade...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...