segunda-feira, 27 de julho de 2015

"A nação espera", por Valentina de Botas

Meus caros,
na semana passada surgiram notícias de que Lula pretendia solicitar a FHC um encontro para tratar de alternativas ao impeachment de Dilma Rousseff. O ex-presidente tucano foi rápido em declinar o pedido, e o fez através desta nota: “O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo. Qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”. Segue o artigo de Valentina de Botas publicado em 26/07/2015, sobre o assunto. É irretocável. Traduz com absoluta perfeição o sentimento de nojo que os brasileiro têm em relação a essa quadrilha sórdida que se aboletou no Planalto.

Bernardo
_____________

A nação espera que a oposição oficial assimile a lição de FHC

Valentina de Botas

A FHC só restava ser ele mesmo, como ao jeca só restou ser o lula que é. Lula se negou a apoiar Tancredo Neves no Colégio Eleitoral; deputado constituinte, comandou o PT no voto contra a Constituição “burguesa” de 1988, o registro – prolixo e imperfeito, mas legítima expressão da sociedade brasileira quanto ao que ela queria ser quando crescesse – do renascimento de uma nação depois de parto tão difícil, da ressuscitação da democracia que ainda não havia passado da primeira infância em 100 anos de república; desdenhou do apoio de Covas contra Collor.

Vinte anos depois, fez um mea culpa quanto à Constituição reconhecendo que ela ensejou a eleição dele: eis aí, ele, outra vez ele, outra vez os desejos dele com as perversões intrínsecas. É patológico. Cego para os interesses do país e por índole, pela deformação do peleguismo do sindicalismo ou tudo somado, prefere acertos sorrateiros, fora dos espaços e limites institucionais.


Jamais reconhece interlocutores onde não vê comparsas porque só enxerga o projeto de si mesmo. O protagonismo máximo que os interesses do país alcançam nesta fábula primitiva é como plataforma do projeto que significou o revés do parto da nação moderna em que já poderíamos ter nos transformado se as reformas da era FHC tivessem sido aperfeiçoadas e outras iniciadas. Mas aí veio o lulopetismo arcaizante fazendo nosso futuro retroceder.

Como o Brasil real é mais intrigante do que qualquer Macondo fictícia, os portais críticos que logo cruzaremos talvez sejam uma oportunidade de restabelecermos o futuro, fazermos da política nacional menos policial e estupidamente ideológica, enfim, levar para tomar sol nosso sonho de um país civilizado. Esse horizonte fica mais próximo com a resposta de FHC ao assédio cafajeste da súcia que buscava uma sobrevida à custa do prolongamento da nossa agonia.


Quando olha para FHC, o jeca não vê uma reserva moral da nação no interlocutor que nunca reconheceu e cuja trajetória atacou de todas as formas no inconformismo secretamente nítido de jamais poder vivê-la, vislumbra apenas a chance última de exercer o oportunismo de salvação não do país, mas outra vez do mesmo projeto canalha, do que não tem conserto nem nunca terá. Claro que FHC não está se vingando das infâmias que apequenaram só o homenzinho bisonho que nunca foi grande; ele simplesmente respondeu ao jeca com o que este desconhece: a estatura moral de uma biografia compatível com um país decente do qual a de Lula é antagonista.

Resistindo com naturalidade de estadista ao assédio desesperado de um caudilho ridículo que adivinha o camburão chegando e já escuta a sétima trombeta que ribombará em 16 de agosto, FHC foi leal não somente à própria biografia, mas ao país que é inseparável dela. A nação exaurida que quer se reerguer, ter a si mesma como assunto e projeto, espera que a lição de lealdade e coerência dele seja assimilada pela oposição oficial. Não merecemos menos do que isso.

2 comentários:

  1. Olá, Bernardo!
    Muito me honra que meu texto seja publicado também no seu blog, mas, por favor, corrija a afirmação segundo a qual o artigo é do Augusto Nunes, pois ele é de minha autoria. O grande jornalista, generoso que é, periodicamente cede espaço na prestigiada coluna dele aos meus artigos que misturam indignação e tristeza quanto ao que o lulopetismo fez com o país. Há vários meus lá com o devido crédito. Obrigada e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção feita. É que na minha ignorância eu não sabia se você era uma jornalista ou uma seção das publicações de Augusto, simplesmente intitulada "Valentina de Botas". Me perdoe.

      Gostaria de ter uma foto sua para ilustrar o artigo.

      Parabéns pela inteligência, pelo brilho e pela lucidez.

      Abraços
      Bernardo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...